• Foto do escritorMuseu Banksy

As origens de Banksy - Os seus primeiros anos em Bristol

A obra de arte de Banksy "o oeste ameno", como pode ser vista nas ruas de Bristol hoje. Em uma parede de tijolos há grafitti, um ursinho de pelúcia está jogando um projétil em policiais

"The Mild Mild West" hoje (fonte: google Maps 2023)

Já se perguntou como é que um rapaz de um bairro pacato de Bristol (Inglaterra) se tornou num dos artistas contemporâneos mais famosos? Bem, não existe uma receita mágica para o sucesso artístico, mas talvez seja tudo uma questão de timing, de tomar as decisões certas, de encontrar amigos e colaboradores com a mesma forma de ver o mundo e, claro, de possuir um talento incrível. Vamos investigar como o panorama artístico e a cultura underground de Bristol influenciaram o percurso artístico de Banksy e explorar alguns dos seus primeiros trabalhos, que abriram caminho para as suas obras de arte únicas.

O panorama artístico e musical de Bristol, uma fonte de inspiração

Banksy, o misterioso artista de rua conhecido pelas suas obras de arte intrigantes, começou o seu percurso na cidade de Bristol. Durante os anos 90, Bristol estava a tornar-se uma das cidades mais fixes do Reino Unido. O seu panorama artístico e musical prosperava com criatividade, graças a bandas musicais como Massive Attack e às raves e festas underground. As paredes da cidade eram decoradas por um grupo de artistas de graffiti da nova geração. Banksy inspirou-se em artistas locais e na comunidade underground, incluindo os artistas de graffiti Inkie e Nick Walker. A diversidade cultural e o espírito criativo de Bristol proporcionaram um terreno fértil para o desenvolvimento da arte de Banksy.

Banksy e Bristol: Arte inicial como parte de um coletivo

No início da década de 1990, Banksy juntou-se ao DryBread's Crew em Bristol, um grupo de artistas à mão livre que expressava a sua criatividade nas paredes e edifícios da cidade. Durante este período, a linguagem artística de Banksy começou a tomar forma. Embora o coletivo se concentrasse inicialmente em escrever mensagens e pintar nas paredes, mais tarde passou a utilizar stencils após vários incidentes com as autoridades locais. A utilização de stencils permitiu-lhes trabalhar rapidamente na rua, uma vez que a maior parte do trabalho já tinha sido preparado antes de sair para a rua.

Pseudónimo em evolução: De Robbin Banks a Banksy

Quando Banksy embarcou na sua viagem a solo, fez experiências com diferentes assinaturas. Começando por se chamar "Robin Banx" (uma brincadeira com a expressão "roubar bancos"?), acabou por escolher o pseudónimo "Banksy". Esta mudança marcou o nascimento de um carácter artístico distinto e cativante.

Primeiros trabalhos importantes realizados em Bristol e encontro com colaboradores-chave

Antes de se mudar para Londres na década de 2000, Banksy criou inúmeros stencils nas ruas de Bristol. Embora muitas destas obras originais tenham sido apagadas ou pintadas por cima, podem ser encontradas reproduções e impressões em galerias e museus como o Museu Banksy Lisboa. Entre as suas primeiras obras notáveis está "The Mild Mild West" (1999), ainda visível em Bristol. O mural apresenta um ursinho de peluche que se transforma numa figura rebelde, atirando um cocktail Molotov à polícia. Esta obra de arte suscitou discussões controversas, questionando como é que um ursinho de peluche aparentemente inocente podia desafiar a autoridade, o capitalismo e o consumismo. Por esta altura, Banksy conheceu Steve Lazarides, um fotógrafo local que desempenhou um papel crucial na promoção do seu trabalho e que mais tarde se tornou seu agente. Esta colaboração marcou o início do reconhecimento de Banksy no mundo da arte.

Porto de Bristol, um barco, o rio e uma casa ao pôr do sol.

Porto de Bristol hoje (getty images)

O panorama artístico eclético e a cultura underground de Bristol desempenharam um papel fundamental na formação dos primeiros passos artísticos de Banksy. De um jovem artista de rua a um ícone internacional, o percurso de Banksy é uma história cativante que ainda hoje está a ser escrita, graças ao seu recente trabalho na Ucrânia. No Museu Banksy, pode admirar reproduções das suas primeiras obras (como as impressões emolduradas de "Bomb Hugger, 1998" e "Red Lenin, 1998"), bem como os seus mais recentes murais criados na Ucrânia.